A criança e o consumismo
Estava trabalhando com as crianças de educação infantil, com idades de 5 e 6 anos, sobre o Natal, dialogamos sobre o Espirito Natalino e o Papai Noel(o único que e lembrado nesta data pelas crianças). Pedi a eles que fizessem uma cartinha, pedindo algo, mas deixei claro que o Papai Noel tinha pouco dinheiro e que deviam pedir coisas simples.
Mesmo com vários argumentos não consegui convence-los, pois apenas uma aluna pediu uma mochila nova, os demais pediram Tablet, Boneca Monster High, Xbox, enfim só brinquedos que estão na mídia e eletrônicos, chamou atenção um menino que ao me mostrar sua cartinha disse: O Prof eu queria pedir um Tablet e um Playstation, mas como você falou que o Papai Noel é pobre eu pedi somente o Playstation!
Como nós professores e pais poderemos enfrentar a mídia que usa as crianças desde muito pequenas a pensar somente em consumir, a valorizar o Ter, e não se importar com o Ser? Fiquei muito decepcionada e sem saber o que fazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário