terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Natal, qual é o verdadeiro significado desta data?

Dezembro, fim de ano, festas, férias e Natal tudo isto em um único mês. 


E o que é comemorado mesmo neste último mês do ano? Primeiro: Dezembro é o tempo que estamos cansados, por trabalhar/estudar, por isso queremos e desejamos a tão sonhada férias. Mas antes temos o Natal, dia este que deveria ser sagrado pois se comemora o nascimento do Menino Jesus, neste mês e principalmente neste dia deveria ser de doação, de amor, de solidariedade, para com os outros, deve ser um momento de refletirmos tudo o que passamos. Não devemos pensar nas coisas ruins que aconteceram como uma forma de injustiça, e sim aprender  com elas, pois tudo que aconteceu foi porque precisávamos passar para se tornar seres mais humanos e mais resistentes.
vamos lembrar do principal sentindo deste dia, esquecer um pouco o Papai Noel, os presentes, as tristezas, e agradecer por tudo que temos, por estarmos aqui,por termos saúde, por termos nossas famílias e amigos, e mesmo que estejamos passando por um momento difícil, não esquecer que a fé é o que nos da força para continuarmos, afinal precisamos de muita força pois mais um ano se aproxima e precisamos estar preparados para viver nele, esquecer o passado e seguir em frente.


Feliz Natal e um 2015 cheio de realizações para todos nós

sábado, 6 de dezembro de 2014

A criança e o consumismo


Estava trabalhando com as crianças de educação infantil, com idades de 5 e 6 anos, sobre o Natal, dialogamos sobre o Espirito Natalino e o Papai Noel(o único que e lembrado nesta data pelas crianças). Pedi a eles que fizessem uma cartinha, pedindo algo, mas deixei claro que o Papai Noel tinha pouco dinheiro e que deviam pedir coisas simples. 
Mesmo com vários argumentos não consegui convence-los, pois apenas uma aluna pediu uma mochila nova, os demais pediram Tablet, Boneca Monster High, Xbox, enfim só brinquedos que estão na mídia e eletrônicos, chamou atenção um menino que ao me mostrar sua cartinha disse: O Prof eu queria pedir um Tablet e um Playstation, mas como você falou que o Papai Noel é pobre eu pedi somente o Playstation!
Como nós professores e pais poderemos enfrentar a mídia que usa as crianças desde muito pequenas a pensar somente em consumir, a valorizar o Ter, e não se importar com o Ser? Fiquei muito decepcionada e sem saber o que fazer!