domingo, 4 de janeiro de 2015

2015

Chegou 2015, de mansinho, tranquilo, cheio de expectativas!

As pessoas comemoram e acreditam em um ano melhor, carregado de esperança. Os dias passam em sua harmonia, afinal uma grande parte da população brasileira está em seu período de férias, praia, sol, calor e descanso. 

E assim mais um ano se inicia, trazendo consigo grandes novidades, tempo de refletir sobre o ano que passou, aprender com os erros para não repeti-los, e tentar fazer sempre melhor!

Abençoado Ano Novo para todos

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Natal, qual é o verdadeiro significado desta data?

Dezembro, fim de ano, festas, férias e Natal tudo isto em um único mês. 


E o que é comemorado mesmo neste último mês do ano? Primeiro: Dezembro é o tempo que estamos cansados, por trabalhar/estudar, por isso queremos e desejamos a tão sonhada férias. Mas antes temos o Natal, dia este que deveria ser sagrado pois se comemora o nascimento do Menino Jesus, neste mês e principalmente neste dia deveria ser de doação, de amor, de solidariedade, para com os outros, deve ser um momento de refletirmos tudo o que passamos. Não devemos pensar nas coisas ruins que aconteceram como uma forma de injustiça, e sim aprender  com elas, pois tudo que aconteceu foi porque precisávamos passar para se tornar seres mais humanos e mais resistentes.
vamos lembrar do principal sentindo deste dia, esquecer um pouco o Papai Noel, os presentes, as tristezas, e agradecer por tudo que temos, por estarmos aqui,por termos saúde, por termos nossas famílias e amigos, e mesmo que estejamos passando por um momento difícil, não esquecer que a fé é o que nos da força para continuarmos, afinal precisamos de muita força pois mais um ano se aproxima e precisamos estar preparados para viver nele, esquecer o passado e seguir em frente.


Feliz Natal e um 2015 cheio de realizações para todos nós

sábado, 6 de dezembro de 2014

A criança e o consumismo


Estava trabalhando com as crianças de educação infantil, com idades de 5 e 6 anos, sobre o Natal, dialogamos sobre o Espirito Natalino e o Papai Noel(o único que e lembrado nesta data pelas crianças). Pedi a eles que fizessem uma cartinha, pedindo algo, mas deixei claro que o Papai Noel tinha pouco dinheiro e que deviam pedir coisas simples. 
Mesmo com vários argumentos não consegui convence-los, pois apenas uma aluna pediu uma mochila nova, os demais pediram Tablet, Boneca Monster High, Xbox, enfim só brinquedos que estão na mídia e eletrônicos, chamou atenção um menino que ao me mostrar sua cartinha disse: O Prof eu queria pedir um Tablet e um Playstation, mas como você falou que o Papai Noel é pobre eu pedi somente o Playstation!
Como nós professores e pais poderemos enfrentar a mídia que usa as crianças desde muito pequenas a pensar somente em consumir, a valorizar o Ter, e não se importar com o Ser? Fiquei muito decepcionada e sem saber o que fazer!

domingo, 30 de novembro de 2014

Brincadeiras na Educação Infantil

A importância das brincadeiras na educação infantil

Muitos pais ao verem seus filhos brincando em uma turma de educação infantil, não entendem que eles estão aprendendo de uma forma lúdica, muitas vezes alguns pais chegaram e perguntaram: Meu filho não vai aprender nada só vai brincar todos os dias? A minha resposta sempre foi a mesma: Eles estão aprendendo, tudo que é realizado na sala de aula tem embasamento teórico, nada é feito por fazer, a forma de aprender é mais descontraída, mas eles estão aprendendo, não adianta aprender a ler e a escrever e não saber socializar com o outro, não saber dividir e não seguir regras de convivência!
Hoje os pais já estão entendendo mais, não estão tão apegados na forma tradicional de ensino, aceitam mais as mudanças.

Neste link fala um pouco sobre a importância das brincadeiras.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml